domingo, 22 de agosto de 2010

Bolo de Rosa Florido


Sempre vejo umas receitas que o pessoal usa essência de lavanda ou água de rosas e como sou super curiosa resolvi testar para saber como ficava pois nunca experimentei algo assim. Fiz um bolo tipo pão de ló que aqui chamam de Sponge Cake ou Génoise e ao invés da vanilla coloquei a água de rosas (próprio para culinária). Eu adaptei a receita, não fiz umas etapas, mas o resultado ficou uma delícia!!!! Também experimentei uma outra receita de buttercream, o Merengue Suíço e gente é uma délicia também!! :D
Vou postar as receitas aqui para vocês. Vamos lá:


Génoise (Sponge Cake - adaptado do livro: Rose's Heavenly Cakes da Rose Beranbaum)


Ingredientes:


- 50 gramas de manteiga sem sal
- 1 colher de chá de vanilla/ água de rosas.... (enfim, aqui você pode usar a sua criatividade também)
- 5 ovos grandes
- 1/2 xícara americana mais 1 colher de sopa de farinha peneirada e nivelada
- 1/2 xícara americana de maizena


Modo de preparo:


- Pré-aqueça o forno em 175C por 20 minutos ou mais antes de assar o bolo.
- Prepare a manteiga: em uma tigela própria para microondas ou mesmo em uma panelinha, esquente a manteiga até ela ficar morna, quase quente. Coloque a essência de sua preferência, misture, e cubra para ela ficar morninha.
- Bata os ovos junto com o acúçar na batedeira com o batedor tipo raquete (wire whisk) até eles estiverem misturados. Coloque essa tigela no banho maria e aqueça até a mistura ficar morna ao toque. Mexa constantemente. Após esse passo volte a bater na batedeira na velocidade alta por pelo menos 5 minutos (na batedeira de mão você deve bater por pelo menos 10 minutos). A mistura irá quadruplicar de tamanho e vai ficar bem densa e fofa.
- Misture a farinha e a maizena
- Remova aproximadamente 1 xícara americana dos ovos batidos e misture bem com a manteiga derretida com a essência.
- Coloque metade da mistura da farinha na mistura de ovos que ficaram na tigela grande e bata a mão com uma espátula ou com colher até não ter nenhum vestígio da farinha. Repita a mesma coisa com o resto da farinha. 
- Coloque a mistura da manteiga na tigela e misture até incorporar bem.
- Coloque na assadeira e asse por 20-30 minutos ou até que o bolo esteja dourado.
- Deixe esfriar na assadeira e depois de desenformar deixe esfriar completamente.


E aí é só decorar, confeitar e usar a criatividade!!


Merengue Suiço ( SMBC - retirado do site How to Eat a Cupcake http://www.howtoeatacupcake.net/2008/02/face-your-smbc-fears.html)


Ingredientes:


- 4 claras de ovos grandes
- 1 1/4 de xícara americana de açúcar
- 1 xícara americana de manteiga sem sal (dá mais ou menos uma barra de manteiga daí do Brasil)
- 2 colheres de chá de essência de vanilla (ou mesmo outra de sua preferência - essa eu fiz com vanilla mesmo).


Modo de Preparo:


-  Misture os ovos e o açúcar e deixe em banho-maria. Mexa constantemente até o açúcar estiver dissolvido e a mistura estiver morna (se você tiver um termômetro de doce a temperatura deve estar uns 70C-80C).
- Coloque a mistura quente de ovos numa tigela da batedeira e bata na velocidade alta com o batedor tipo raquete (wire whisk) até que a mistura esteja fofinha e fria. Isso pode demorar 7 minutos na batedeira planetária (por volta de 15 minutos na batedeira de mão).
- Mude o batedor da batedeira para o normal. Adicione a manteiga aos poucos e bata na velocidade média-baixa. Após colocar toda a manteiga, aumente a velocidade para média-alta e bata por pelo menos 3 minutos (na batedeira manual deixe mais tempo) até que a mistura fique grossa e firme (no ponto de merengue mesmo).
- Reduza a velocidade para baixa e adicione a vanilla. Bata por mais dois minutos para eliminar as bolhas de ar.


Para o buttercream de chocolate: reduza a vanilla para apenas 1 colher de chá e adicione 1/2 xícara americana de chocolate meio amargo ou amargo derretido. Adicione mais 3 colheres de sopa de chocolate em pó sem açúcar (a melhor opção é o chocolate em pó dos fradinhos) enquanto estiver batendo em velocidade baixa.

É isso aí gente! Eu decorei usando pasta americana e o recheio é com geléia de morango e o merengue suíço. 
E meu marido nem deixou eu tirar foto com luz natural, estava doido para comer o bolo...  :D Aí tive que cortar à noite mesmo....
1 minuto depois... nem queiram ver o bolo hoje... hehehehehehe... :D


Happy Baking!!!

2 comentários:

  1. NOSSA! TÁ COM UMA CARA MUITO BOA ESSE BOLO, ESTOU SEMPRE PESQUISANDO, JÁ QUE TRABALHO COM CULINÁRIA, VOU FAZER SUA PASTA AMERICANA, TAMBÉM GOSTO MAIS DAS FEITAS EM CASA QUE AS INDUSTRIALIZADAS. UM GRANDE ABRAÇO...

    ResponderExcluir
  2. Oie!!! Obrigada!!! Ficou bem gostoso o bolo mesmo, a massa é muito gostosa!!! Mas eu tenho umas novas receitas aqui que eu vou postar essa semana que são mais maravilhosas. Inclusive uma nova (e mais fácil) de pasta americana... pq a minha que eu fiz não ficou legal não.... :(
    Abração!!

    ResponderExcluir