domingo, 5 de setembro de 2010

Testando receitas

Oi gente!! Sumi um pouco né?! Meu filho está sofrendo com os dentinhos que resolveram sair todos de uma vez aí o dever de mãe me chama!!! Mas consegui tirar um tempinho e coloquei ele pra fazer bagunça comigo na cozinha e resolvi testar uma receita de Bolo Chiffon de Chocolate e de Ganache de Chocolate. Os dois ficaram muito bons, mas juntos foi um desastre! hahahahahaha... o bolo tem um sabor super forte de chocolate, é maravilhoso, não é doce. E o ganache eu fiz como a Chef do Le Cordon Bleu mandou, com chocolate 70% cacau, ou seja, amargo... então ficou também forte.... na verdade ficou "chique" hahahahhaha... pra quem é um  "connoisseur" de "chocolat" ficou muito bom mas pra quem gosta de um bolinho docinho de chocolate não... eu vou repetir a receita, mas dessa vez vou fazer o ganache com chocolate ao leite, acho que aí vai ficar bom.
Como o mini cake ganhou na minha pesquisa da semana fiz o bolo em forminhas próprias para mini cake mas eu não decorei nem fiz nada muito lindo não, com meu pequeno do meu lado não tinha tempo de fazer mesmo.... mas aí estão as fotos para vocês....




















Bolo Chiffon de Chocolate (Le Cordon Bleu)

Ingredientes Secos
2/3 de xícara americana de farinha mais 1 1/4 de chocolate em pó (cacau - de preferência do padre. Eu usei um cacau holandês que tem um sabor mais forte)
1/2 xícara americana de açúcar
3/4 colher de chá de sal
3/4 colher de chá de fermento

Ingredientes Líquidos
1/3 de xícara americana de óleo vegetal
1/3 de xícara americana de gema de ovo (dá mais ou menos umas 4 gemas de ovo tamanho extra grande - tem que ser do bem grandão e estar em temperatura ambiente)
1/2 xícara americana de água
1 1/2 de colher de chá de extrato de baunilha

Ingredientes do Merengue
2/3 xícara americana de claras de ovo (o que dá as claras de 4 ovos...)
1/3 xícara americana de açúcar
Uma pitada de cremor tartaro (você pode encontrar em lojas que vendem produtos de culinária)

Modo de fazer
Em uma tigela grande combine todos os ingredientes secos

Usando uma outra tigela combine os ingredientes líquidos e junte com os ingredientes secos.

Bata as claras junto com o cremor tártaro em neve e depois adicione o açúcar para terminar o merengue.

Coloque o merengue aos poucos na mistura dos ingredientes secos e líquidos, misturando com muita delicadeza com uma espátula. Misture até ficar homogéneo. 

Coloque em forma para assar no forno pré-aquecido a 180C por mais ou menos 25 minutos. Retire do forno e deixe o bolo esfriar na forma por 15 minutos e continue o resfriamento da massa por mas 1 hora fora da forma.

Ganache de Chocolate (Le Cordon Bleu)
200 gramas de chocolate de qualidade (eles indicam o chocolate amargo, 70% cacau)
1 xícara americana de "heavy whipped cream" (eu não sei a tradução para isso, mas acho que aí se faz com o creme de leite)

Aqueça o creme (não ferva)  e depois adicione o chocolate para derreter no creme quente.

É isso gente!!!

Happy Baking!!






4 comentários:

  1. mas ele tá com uma carinha beeeeeeeeeeeeem suculenta rs... deu até vontade! Mas eu voto no ganache ao leite, para quebrar mesmo a chocolatada forte rs
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Hummm a cara esta maravilhosa! Isso que eh paixao apesar dos pesares o baking continua!!! Rsrsrs! Beijinhos querida

    ResponderExcluir
  3. carol, o ganache pode ser feito com creme de leite da lata ou pode usar o creme de leite fresco - que eh o equivalente do heavy whipping cream no BR. Os dois sao feitos da mesma maneira e eh o que uso p cobrir o meu bolo prestigio. Bjks pra vc, linda!

    ResponderExcluir